A História da Família Deschamps

A história da CONSTRUTORA DIONÍSIO DESCHAMPS começa com a imigração do Francês NIKOLAUS DESCHAMPS e da Alemã KATHARINA EICH, que no dia 07 de junho de 1.828, embarcaram no veleiro Charlotte & Louise, na cidade portuária de Bremen, na Alemanha, em direção ao independente e promissor Império do Brasil.

Aportaram primeiramente na cidade do Rio de Janeiro (Capital do Império), onde trocaram de embarcação e rumaram para Desterro (atual Florianópolis) na embarcação Marquez de Viana, em 12 de novembro de 1.828.

Por determinação do Imperador DOM PEDRO PRIMEIRO, e do Presidente da Província de Santa Catarina, Sr. FRANCISCO DE ALBUQUERQUE MELO, NIKOLAUS E KATHARINA receberam um lote de terra na Colônia de São Pedro de Alcântara (hoje município), onde fixaram a moradia e a iniciaram o ofício como agricultores.

Quatro gerações realizaram as mesmas atividades sobre aquele lote de terra, até que em 25 de janeiro de 1961, durante a sua primeira visita* a Florianópolis, DIONÍSIO DESCHAMPS (o 12º filho de NICOLAU ANTONIO DESCHAMPS e MARIA HOFFMANN) decide mudar o próprio destino.

Trabalhou inicialmente como servente, em poucos meses tornou-se pedreiro.

Durante a semana trabalhava na empreiteira do Sr. Aluísio Junk, nos finais de semana dedicava o tempo na lavoura, até que em 22 de maio de 1970, com o resultado de várias colheitas, adquire seu primeiro lote de terra na região Continental de Florianópolis, nas proximidades da rua Dib Cherem.

Naquele momento, a lavoura deixou de ser o ofício dos finais de semana, passando a dedicar esse tempo na construção da sua primeira residência unifamiliar, que foi concluída em 02 de março de 1972 e posteriormente comercializada.

Mais de 53 anos tornando sonhos em realidade

Uma vez comprovado o sucesso do primeiro empreendimento, DIONÍSIO DESCHAMPS almejou mais! Imaginou-se empresário, apresentou suas idéias ao seu irmão CLÁUDIO DESCHAMPS, convidando-o para formar uma sociedade. Acreditando neste sonho eles fundaram no dia 01 de julho de 1.973 a Empreiteira de Mão de Obra IRMÃOS DESCHAMPS Ltda., passando da condição de empregados para empresários.

Juntos edificaram mais de 20 residências, até que em 30 de abril de 1.980, iniciaram a construção de seu primeiro empreendimento multifamiliar, o Residencial Maresol, com 17 apartamentos, que foi entregue em 09 de fevereiro de 1.981, no loteamento Kobrasol, São José/SC.

Em 30 de janeiro de 1.983, após a construção de mais três edifícios, resolvem alterar a razão social da empreiteira para CONSTRUTORA DESCHAMPS Ltda.

No dia 25 de setembro de 2000, DIONÍSIO DESCHAMPS resolve em parceira com seus três filhos fundar uma segunda empresa, a CONSTRUTORA DIONÍSIO DESCHAMPS Ltda.

Ao longo desses 53 anos dedicados a Construção Civil, Sr. DIONÍSIO DESCHAMPS totaliza a construção de 1.391 apartamentos e 184 salas comerciais.

Atualmente a CONSTRUTORA DIONÍSIO DESCHAMPS Ltda. está edificando na Região da Grande Florianópolis 102 apartamentos e 62 salas comerciais.